sábado, 14 de março de 2009

4 comentários:

  1. "Moça Com Brinco de Pérlas".
    O filme se passa em 1665. Candelabros, lampiões iluminam a casa do pintor holandês Vermeer ao cair do sol, dando um ar instrospectivo às cenas noturnas, em locais fechados. As tochas dão o tom de nobreza quando se recebe visitas. Durante o dia, a luz natural é amplamente usada através das janelas de um atelier de pintura. O fato interessante é que uma simples funcionária consegue se preocupar com a provável mudança na iluminação dentro do ambiente devido a limpeza do vidro da janela.

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  2. Iluminação no "Filme Moça com Brinco de Pérolas".

    Por se passar no século XVI numa Europa que conhecemos por suas "sombras"... Ainda desprovida de energia elétrica a escura "trama" retrata bem um cotidiano de cidadãos holandeses residentes na cidade de Amisterdã. A iluminação é bem natural quando se está de dia, sempre sendo usada a iluminação externa mesmo nos cômodos da casa, dando uam impressão de "sombras". A medida em que a noite vai caindo a iluminação é feita atrás de velas, candeeiros, lamparinas e uma pitada de iluminação artificial (creio) com luzes amarelas e laranjas dando a impressão de lus de velas e lampões, quando esses não são partes integrantes do cenário. No conjunto a as "sombras" são partes expecíficas das cenas! Até as vestes dos personagens ajudam na iluminação, por serem escuras sempre não "refletem" a luz. Um ponto notável é que a personagem da criada que é designada a limpeza entende um pouco de iluminação, quando ela passa a limpar o atêlier do seu patrão Pintor, a criada chega a perguntar a sua patroa se ela pode limpar as janelas do recinto onde seu patrão trabalha, mas explicando que se limpar as janelas poderá mudar a iluminação do ambiente, influenciando assim nas artes.

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  3. Cenografia: É a o estudo dos cenários, imagens que fazem partes do meio que integra o contexto de uma "passagem".

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  4. Percebemos a iluminação no filme "Moça com Brinco de Pérola" de forma acentuada, uma vez que a própria produção do filme utiliza de recursos naturais de iluminação pra dar luz ao ambiente que dá espaço à cena. Numa destas, notamos por meio da fala das personagens (Scarlett Johansson como Griet; e Essie Davis como Catharina Bolnes Vermeer)que na própria época, 1665, já havia preocupação com a questão da iluminação, visto que na situação a empregada (Griet) percebe que caso limpe as janelas do ateliê, a luz iria mudar e assim, o trabalho do pintor (Colin Firth como Johannes Vermeer) poderia ser prejudicado. Além disso, o espectador também percebe que a iluminação, antes sem energia elétrica, era causada por meio da luz solar externa de dia, e lampiões e velas à noite.

    Comentário por André Salustino

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